FIOS BRANCOS E O ÁCIDO FÓLICO

CABELO BRANCO - CAUSAS E TRATAMENTO

cabelo branco

 

Vamos falar um pouco sobre a Canície (fios brancos)?

Estima-se que pelo menos 50% da população com mais de 50 anos de idade apresente fios brancos no couro cabeludo. Entretanto, nem sempre a idade é a responsável pela canície (nome científico para os cabelos brancos). Existem jovens com cabelos brancos e, quando isso acontece, um dos culpados é a hereditariedade. Se os pais ou avós tiveram cabelo branco desde cedo, provavelmente, os filhos também terão.

 

A ingestão de medicamentos que contenham ácido fólico é uma alternativa para não pintar os fios tão cedo, em muitos casos o uso destes medicamentos (suplementos alimentares), como o folim folim, cessam o aparecimento de fios brancos, a explicação pode ser simples, com o passar dos anos a circulação de melanina pelo corpo passa a ser mais lenta, não raro é o aparecimento de manchas pelo corpo devido a melanina que não circula e alcança os fios, consulte seu médico para que ele prescreva a melhor opção e a dosagem.

Nao tome medicamentos sem recomendação médica, apenas o médico sabe o que é mais indicado e seguro para vc.

 

Veja nossa matéria sobre o uso de Bicarbonato de Sódio em Cabelos Brancos:

bicarbonato cabelo

 

Fator igualmente responsável são algumas doenças hormonais e deficiências nutricionais, como a carência de ácido fólico (vitamina B9), e vitamina B12, que levam à despigmentação precoce dos fios, bem como, a baixa ingestão de minerais: zinco, cobre, manganês etc.

O aparecimento de cabelo branco em pessoas muito novas deve ser investigado. Tem que buscar associação com deficiência de vitaminas como complexo B. Às vezes alguma criança pode ter. É necessário fazer dosagem de vitamina, pois algumas pessoas têm mais precocemente por genética. Cuide de sua saúde, visite seu médico regularmente.

 

À exceção de raros casos, a dieta dos brasileiros é pobre em minerais, some isso aos regimes muito restritivos e teremos um cenário propício ao "problema”. Ou seja, uma dieta equilibrada e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, certamente ajudarão a preservar o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a reduzir a velocidade do declínio de suas funções, como a produção de melanina. Porém: “uma vez instalada a canície, não tem volta, só a tintura poderá resolver”, estamos abordando aqui, a injestão de vitaminas, lembre-se que seu médico deve acompanhar e/ou orientar qualquer tratamento de saúde.

A partir dos 40 anos, é bom ficar atenta: é quando os primeiros fios costumam se multiplicar. Mas isso não acontece só na cabeça. Os pêlos de outras regiões como, sobrancelha e pêlos pubianos também podem perder a cor.

 

 

Clique e entenda por que a queda de cabelos acontece:

queda de cabelo

 

Direto ao Assunto

 

Qual usar metilfolato ou Ácido Fólico?

Em 2014 a revista Xenobiótica publicou um artigo científico de revisão que visa elucidar aos leitores a diferença entre ácido fólico, ácido folínico e metilfolato (químicamente chamado de 5-metiltetra-hidrofolato ou 5-MTHF), substâncias essas frequentemente prescritas aos pacientes para suplementar os níveis séricos de folatos do corpo. Aqui discutiremos os principais pontos desse artigo científico.

Em 2014 na revista Xenobiótica foi publicado um artigo científico de revisão que visa elucidar aos leitores a diferença entre ácido fólico e metilfolato (químicamente chamado de 5-metiltetra-hidrofolato ou 5-MTHF), substâncias essas frequentemente prescritas aos pacientes para suplementar os níveis séricos de folatos do corpo. Aqui discutiremos os principais pontos desse artigo científico.

O folato (vitamina B9) é um micronutriente essencial cujos mamíferos não são capazes de sintetizar, sendo necessário adquiri-lo a partir da dieta e/ou suplementação. A falta de folato no corpo pode ser decorrente a uma baixa ingestão dietética, má absorção ou alterações do metabolismo do folato devido a causas genéticas ou interações medicamentosas. Essa deficiência pode ocasionar risco aumentado de defeitos do tubo neural, doença cardiovascular, câncer e disfunção cognitiva.

 

Sobre o ácido fólico…

O ácido fólico é um composto sintético da família do folato (embora a oxidação de folatos em ácido fólico seja observada em alimentos cozidos). Conforme visto na imagem, após sua ingestão, o ácido fólico passa por diversos processos metabólicos até ser convertido na sua forma ativa. Sua grande vantagem é que sua estabilidade é maior quando comparado a outros folatos.

Há uma linha de estudiosos contra a suplementação do ácido fólico em si (sugerindo o uso de ácido folínico ou metilfolato), visto que parte do ácido fólico ingerido não é metabolizada ficando circulante no sangue ou se ligando a proteínas, sugerindo que esse fator possa estar associado a alguns malefícios a saúde.

 

E o metilfolato…

É a forma ativa do folato e a mais abudante encontrada no plasma (+ que 90%). Os estudos mostram que sua biodisponibilidade é maior quando comparada a ingestão de ácido fólico. Sua grande vantagem é que não necessita de enzimas para convertê-lo na forma ativa pois já encontra-se prontamente disponível.

 

cabelo branco

Fio branco visualizado por microscópio eletrônico, e comparativo de fio com melanina X fio natural branco (sem melanina).

 

Por que os cabelos ficam brancos?

Como praticamente tudo no nosso corpo, os fios de cabelo tem seu ciclo de vida e também envelhece. E um dos sinais disso é justamente o embranquecimento e ressecamento. A mudança de cor ocorre porque os melanócitos, células produtoras de melanina, a protcélulas produtoras de melanina, a proteína que dá cor aos fios, "param de funcionar" e de transmitir o pigmento de forma gradual.

 

Aprovado em 2023 pela Anvisa, saiba mais sobre a caneta do emagrecimento, a febre do momento:

ozempic

 

Quando nossos fios começam a ficar brancos?

Não dá para saber quando as fios começarão a ficar grisalhos, pois depende da genética, a idade em que os fios do seu pai e dos seus avôs começaram a ficar brancos pode ajudar você a ter uma ideia. Em algumas pessoas esse processo natural se inicia na adolescência. Em outras, após os 60 anos, alimentação e vitaminas também influenciam no processo, podendo antecipar ou retardar os efeitos.

 

Como evitar os fios brancos?

de 6% a 23% da população mundial terá metade dos cabelos brancos até os 50 anos.

Infelizmente, não tem como evitar o cabelo branco. É uma coisa natural e acontece com todos. Mesmo que você não tenha genetica que induza, acontece uma diminuição na espessura do fio e na quantidade. Todos têm. Alguns mais, outros menos. Como se livrar deles? Só com a tintura. Quem tem alergia, pode apostar nas tintas a base de henna ou com menor quantidade de metais. São menos alergênicas, mas tem que fazer teste de contato com um médico alergista, e a partir daí buscar a tinta certa. E não precisa se preocupar, pois tingir os cabelos não ocasiona sua queda.

Se sua opção foi assumir o grisalho, saiba que o mesmo merece cuidados especiais. Os fios sem pigmentação também são saudáveis. Mas é preciso nutri-lo pelo menos uma vez no mês. Faça uma hidratação com vitaminas e produtos à base de aminoácidos.

 

Confira:

CÃIMBRA, POR QUE ACONTECEM?

 

Quando o cabelo vai perdendo a cor e a raiz fica branca, algumas pessoas costumam arrancar. O ideal é deixá-lo lá, quietinho. Pois além de crescerem novamente, eles ficam ainda mais grossos.

 

ACIDO FOLICO

 

Conhecido Ácido Fólico, a vitamina B9 é um dos nutrientes mais importantes para garantir o funcionamento adequado do organismo em geral, mas principalmente do couro cabeludo.

Encontrado facilmente em diversos alimentos naturais, como feijão e vegetais, a ausência da substância no organismo pode levar à queda dos fios difusa, chegando até mesmo à calvície (ou alopecia), atualemnte existe uma ótima técnica de implantes capilares, consulte seu médico.

 

Recomenda-se que as pessoas consumam, o ácido fólico, e outras vitaminas – A, E, D, C, zinco e magnésio – por meio de alimentos diariamente e não por cápsulas. Segundo estudos, isso permite uma ação fortalecedora aos fios e garante uma pele e organismo mais saudável.

Algumas pessoas não conseguem absorver determinadas substâncias ou tem disfunções hormonais que causam esse tipo de transtorno. Nesse caso, aposta-se no uso de complexos vitamínicos, que trazem em apenas uma cápsula todas as vitaminas necessárias para um bom funcionamento do organismo.

À exceção de raros casos, a dieta dos brasileiros é pobre em minerais, some isso aos regimes muito restritivos e teremos um cenário propício ao problema”. Ou seja, uma dieta equilibrada e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis para manter sua saúde, certamente ajudarão a preservar o bom funcionamento do organismo.

E quem pensou que isso não influenciava, se enganou. Ter uma alimentação saudável antes e depois que os cabelos ficaram brancos é a melhor forma de liberar ótimas proteínas e vitaminas para o couro cabeludo. Isso irá favorecer a produção natural da melanina.

Se você tem apenas uma mecha de cabelos brancos, e ela está te incomodando, o ideal é fazer uma pintura ao invés de arrancar. Pois dentro de cada folículo é possível nascer mais de quatro fios e, nesse caso, vão nascer somente os brancos porque a região já não possui mais pigmentação.

 

Outro vilão é o estresse, embora não existam evidências científicas que comprovem que ele, isoladamente, leve ao aparecimento de cabelos brancos, pesquisas atuais divulgam um aumento significativo dessa característica em pessoas que passaram por fortes emoções.

Fios Brancos podem ficar amarelados, devido a ação do oxigênio ou até resíduo de produtos, o ideal para retomar o tom grisalho branco é utulizar máscara matizadoras, mas procure usar as hidratantes, a Orange possui a máscara matizadora hidratante para loiros e grisalhos, devolvendo o tom natural do fio e hidratando os mesmos.

 

O que acontece quando arrancamos um fio de cabelo branco?

Estima-se que uma pessoa nasça com 100 á 150 mil folículos capilares (local onde fica a raiz do fio). O fato é que a imensa maioria deles tem apenas um fio. Sendo assim, ao arrancar um branco, o que acontecerá é que outro surgirá em seu lugar. A má notícia para quem não quer o fio branco, é que ele continuará sem cor.

Vale ressaltar que o estresse, pode provocar a oxidação celular, e adiantar esse momento. A recomendação para evitar que isso aconteça é manter uma vida saudável e o equilíbrio emocional. Também pode-se recorrer a vitaminas e agentes anti oxidantes.

Mitos dos fios brancos

Muitos acreditam, que pintar o cabelo não provoca nem piora a canice. “Se a pessoa realiza uma pintura (pigmentação), atrás da outra, sem muitos intervalos, o branqueamento dos fios continua naturalmente, mas está sendo encoberto pela tintura. Quando ela parar de pintar, a impressão é de que houve uma sensível piora no branqueamento dos fios, porém o que ocorre é que eles só estavam disfarçados com uma camada de pigmento (tinta) por cima”.

Outro mito muito comum, é que se arrancar um fio de cabelo branco nascem mais três ou quatro no lugar, tendo em vista que de cada ponto folicular nascem até quatro fios. Quando um deles é arrancado, os outros já estavam em processo de crescimento com a mesma cor, portanto o simples ato de tirar um fio branco, não faz nascerem mais 3 ou 4, pois eles já estavam lá para nascer, e sem o pigmento natural do fio, ou seja ele também virá branco, mas não pelo ato de arancar o anterior, isso já estava previsto pelo nosso organismo.

 

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é um nutriente essencial para a saúde geral do corpo humano. Uma de suas funções mais importantes é ajudar na formação de células sanguíneas saudáveis e na prevenção de defeitos congênitos em fetos em desenvolvimento. Além disso, o ácido fólico também pode desempenhar um papel importante na prevenção de cabelos grisalhos ou brancos prematuros.

Além de seus benefícios para a saúde geral, o ácido fólico tem sido estudado como uma possível solução para a prevenção do cabelo branco prematuro. O cabelo branco é causado pela perda de melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo. A idade é um fator importante na perda de melanina, mas outros fatores, como estresse, genética e deficiências nutricionais, também podem contribuir.

Estudos têm mostrado que a deficiência de ácido fólico está associada ao envelhecimento precoce do cabelo, incluindo a perda de pigmentação. O ácido fólico é importante para a síntese de DNA e RNA, que são cruciais para a regeneração celular. Quando as células do folículo piloso não são regeneradas adequadamente, elas podem perder sua capacidade de produzir melanina.

Embora ainda haja muita pesquisa a ser feita, alguns estudos sugerem que a suplementação de ácido fólico pode ajudar a prevenir o cabelo branco prematuro. Um estudo em ratos descobriu que a suplementação de ácido fólico aumentou a produção de melanina nos folículos pilosos.

O cabelo branco é uma condição natural que afeta grande parte da população mundial. Enquanto alguns começam a desenvolver cabelos grisalhos na adolescência, outros podem ter cabelos brancos mais tarde na vida. Embora possa ser um sinal de sabedoria e maturidade, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com a aparência do cabelo branco e procuram maneiras de tratar ou prevenir sua aparência.

Uma das substâncias que tem sido associada à prevenção do cabelo branco é o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que ajuda a produzir e manter novas células em nosso corpo. Também é necessário para a produção de DNA e RNA, as moléculas que transportam informações genéticas em nossas células.

Além disso, o ácido fólico desempenha um papel importante na síntese de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele, cabelos e olhos. A melanina é produzida por células chamadas melanócitos, que são encontradas na base dos folículos capilares. Quando essas células são danificadas ou morrem, a produção de melanina diminui, resultando em cabelos grisalhos ou brancos.

Vários estudos têm investigado a relação entre o ácido fólico e o cabelo branco. Um estudo publicado no International Journal of Trichology em 2016 descobriu que pessoas com cabelos brancos tinham níveis significativamente mais baixos de ácido fólico no sangue do que pessoas com cabelos escuros. Outro estudo, publicado no Journal of Cosmetic Dermatology em 2019, descobriu que suplementos de ácido fólico ajudaram a reduzir a progressão do cabelo branco em pessoas com deficiência de ácido fólico.

No entanto, é importante notar que a relação entre o ácido fólico e o cabelo branco não é completamente compreendida e pode ser influenciada por outros fatores. Por exemplo, a idade, a genética, a exposição ao sol e ao estresse oxidativo também podem desempenhar um papel na aparência do cabelo branco.

Além disso, o consumo excessivo de ácido fólico pode ter efeitos negativos na saúde. Estudos sugerem que altas doses de ácido fólico podem aumentar o risco de certos tipos de câncer, como o câncer colorretal. Por essa razão, é importante falar com um profissional de saúde antes de tomar suplementos de ácido fólico ou fazer mudanças significativas em sua dieta.

Embora o ácido fólico possa ter benefícios para a prevenção do cabelo branco, é importante lembrar que o envelhecimento e a aparência do cabelo são processos naturais e normais. Em vez de se concentrar em prevenir o cabelo branco, é importante se concentrar em manter um estilo de vida saudável, que pode ajudar a promover a saúde geral do cabelo e do corpo. Isso inclui uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, exercícios regulares, sono adequado e cuidados com os cabelos

 

Célula Tronco R-Crio para combate ao envelhecimento Atualemnte conseguimos colher céluas tronco de palato (céu da boca). Além da coleta das células do cordão umbilical, atualemnte as novas técnicas possibilitam essa captação de celula tronco de gordura extraida da lipo aspiração, dente de leite e palato! Confira mais sobre células tronco, o seu remédio do futuro!

 

 

 

 

Consulte sempre um especialista para contratar sua proteção, atualmente a ANADEM é o melhor que existe no mercado nacional, porém um especialista irá lhe ajudar para a melhor contratação, seja na categoria correta, como lhe oferecendo a extensão de proteção PJ paga ou gratuita, a depender do caso concreto, ou até mesmo lhe indicando uma proteção mais ampla para todo o CNPJ. Entre em contato conosco e seja um associado protegido com a melhor blindagem jurídica Médica do Brasil, com seguro de R$ 500mil em caso de condenação judicial.

 

 

 

Crédito das imagens: https://www.kratomiq.com/

 

Libélula Seguros | ANADEM