Com a aprovação pelo FDA (Estados Unidos), em junho de 2021, a substância foi autorizada pelo órgão de vigilância sanitária americana, a Food and Drug Administration (FDA).
A liberação foi concedida para o tratamento de sobrepeso e diabetes, desde que estes pacientes estejam associados a, um ou mais quadros como: como pressão alta, diabetes do tipo 2 e colesterol alto, mas ele por si só não é recomendado, ele deve ser associado ao baixo consumo de calorias e atividades físicas.
Ele é considerado seguro, porém desde que ele seja ministrado corretamente, isto é, na dose correta e pelo período recomendado pelo seu médico.
O fármaco deve ser usado conforme recomendação do seu médico, em geral somente uma vez por semana para o emagrecimento, porém a dosagem correta apenas o seu médico poderá receitar.
Você não pode comprar o Ozempic ® sem a prescrição de um profissional da saúde, e a venda não é autorizada sem a prescrição médica.
No Brasil, o ozempic foi aprovado pela Anvisa no início de 2023 para o tratamento de diabetes, porém, alguns médicos prescrevem o medicamento para a perda de peso, isso se chama prescrição "off-label", e é sustentado esta indicação conforme a liberação internacional.
Ele utiliza a semaglutida.
É uma substância Análoga ao Hormônio GLP-1.
A semaglutida é muito parecida ao hormônio GLP-1, que todos nós temos no intestino. Toda vez que nos alimentamos, ele sinaliza para o cérebro que é hora de reduzir a fome (saciedade), retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina, que promove a absorção da glicose nas células.
O nosso hormônio natural (GLP-1), dura em média 10 minutos, já a semaglutida dura praticamente uma semana. A sensação que a pessoa comeu e perdeu a fome é dada pelo GLP-1, e a semaglutida é um medicamento que simula essa ação. O paciente após o uso do Ozempic, tem a sensação de que está sem fome. E, se tem a percepção que comeu pouco e já está saciado (cheio).
No momento (2023), o Ozempic é um dos medicamento mais potentes e seguros para perda de peso
Sim o ozempic é indicado para diabetes, porém este está sendo muito utilizado para perda de peso (procure orientação médica, não tome medicamento sem prescrição).
Converse com seu médico, se este medicamento é indicado para você, não tome nenhum medicamento sem prescrição médica, desde o clínico geral como o endocrinologista, pode lhe indicar ou não o uso deste medicamento
A recomendação mais comum do medicamento é realizada para pacientes obesos, com IMC - Índice de Massa Corporal acima de 30, e conforme bula, para diabéticos.
O medicamento não é recomendado para pacientes alérgicos ao princípio ativo ou outra substância presente na fórmula, assim como:
pacientes com problemas no fígado ou rins;
com histórico de retinopatia;
gestantes;
lactantes (amamentação);
menores de 18 anos;
diabetes do tipo 1;
pacientes com problemas psiquiátricos;
paciente com pancreatite;
pacientes com histórico de câncer medular de tireoide (pessoal ou familiar).
O Ozempic ainda é um medicamento novo e muito procurado, apesar do se alto preço, o valor do Ozempic ® fica um pouco abaixo de R$ 1.000,00 a caneta, mas esse valor tende a baixar ao longo de 2023, todo medicamento quando lançado possui um preço mais alto, devido ao grande investimento realizado para produzir esse medicamento.
Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação preenchido (multidose e descartável).
O sistema de aplicação (cada caneta) contém 1,5 mL e libera doses de 0,25 mg e 0,5 mg.
A embalagem contém 1 sistema de aplicação preenchido e 6 agulhas unitárias descartáveis NovoFine ® Plus.
Cada mL de solução injetável da caneta contém 1,34 mg de semaglutida.
Excipientes/formula: fosfato de sódio dibásico di-hidratado, propilenoglicol, fenol, ácido clorídrico (ajuste de pH), hidróxido de sódio (ajuste de pH) e água para injetáveis via caneta.
A semaglutida é um agonista do receptor de GLP-1 (peptídeo símile ao glucagon 1 humano), produzido em células Saccharomyces cerevisiae por tecnologia de DNA recombinante na caneta.
Um sistema de aplicação da caneta preenchido contém 2 mg de semaglutida em 1,5mL.
Converse com seu médico assistente, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar a caneta Ozempic ®.
Ozempic ® não é uma insulina e não trabalha da mesma forma, portanto, não deve ser usado como um substituto de insulina em pacientes que necessitem dessa substância.
Se você sente dor grave ou contínua em seu abdome, procure um médico o mais rápido possível, visto que isso pode ser um sinal da pancreatite (inflamação do pâncreas).
Durante o tratamento com a caneta Ozempic ® , você pode apresentar muito enjoo (náusea) ou vômito e diarreia. Esses efeitos colaterais podem causar alguma desidratação (perda de líquidos), portanto, é importante que você beba muitos líquidos para evitá-la. Isso é especialmente importante se você tem problema em seus rins. Em caso de dúvidas ou preocupações, converse com o médico.
A combinação de uma sulfonilureia ou insulina com o ozempic pode aumentar o risco de apresentar níveis muito baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) (vide seção “8. Quais o mal que este medicamento pode causar?” para os sinais de alerta de níveis baixos de açúcar em seu sangue). O seu médico pode pedir para testar antecipadamente os seus níveis de açúcar no sangue. Isto ajudará o seu médico a decidir se a dose da sulfoniluréia ou insulina necessita ser alterada para reduzir o risco de queda de açúcar no sangue.
Se você tem a conhecida doença do olho diabético e está usando insulina, Ozempic ® pode levar a um agravamento geral da sua visão, e isto pode exigir demais tratamentos. Você deve informar seu médico em caso de doença do olho diabético (retinopatia) ou mesmo se você apresentar problemas oculares durante o tratamento coma caneta Ozempic ® .
Como ocorre com praticamente todos os medicamentos, Ozempic ® pode causar alguns efeitos colaterais, embora nem todos os apresentem.
sensação de enjoo (náusea) – isso geralmente vai desaparece ao longo do tempo.
diarreia – isso geralmente desaparece ao longo de alguns dias.
vômito
baixa glicemia (hipoglicemia), principalmente quando Ozempic ® é utilizado com outro medicamento antidiabético
Os sinais de alerta referente à hipoglicemia podem surgir repentinamente e podem incluir alguns sintomas como: suor frio, pele fria e pálida, dor de cabeça localizada, batimentos cardíacos rápidos, sensação de enjoo (náusea) ou fome, alterações em sua visão, sensação de sono ou fraqueza, nervosismo, confusão ou ansiedade, dificuldade de concentração ou mesmo tremor.
Seu médico deverá lhe informar como tratar sua hipoglicemia e o que fazer se perceber esses pequenos sinais de alerta.
A baixa taxa de açúcar em seu sangue é mais provável de acontecer se você também tomar uma sulfoniluréia ou insulina, conform descrito acima. Seu médico pode reduzir a sua dose destes medicamentos antes de começar a utilizar este o ozempic.
indigestão
inflamação geral do estômago (“gastrite”) – os sinais incluem dor de estômago, ou mesmo sensação de enjoo (náusea) ou vômito
refluxo ou azia – também chamado de “doença do refluxo gastroesofágico” pode acontecer.
dor no estômago
inchaço em seu estômago
constipação (prisão de ventre)
arrotos
cálculo biliar
sensação de tontura
sensação de cansaço
perda de peso
perda de apetite
gases (flatulência)
aumento de enzimas pancreáticas (como lipase e amilase)
alteração no gosto de alimentos ou algumas bebidas
pulso rápido
reações no local da aplicação da injeção – como hematoma, dor, irritação, coceira e erupção cutânea.
reações alérgicas como erupção cutânea, urticária ou coceira.
complicações da doença conhecida como olho diabético (retinopatia) – você deve informar o seu médico se tiver algum problema ocular, como alterações em sua visão, durante o tratamento com este medicamento.
O pâncreas inflamado (pancreatite aguda), que pode causar alguma dor intensa no estômago e nas costas, que não demora a ir embora. Você deve procurar um médico imediatamente se sentir esses ou outros sintomas.
reações alérgicas muito graves (reações anafiláticas, angioedema) - você deve procurar ajuda médica imediatamente e informar ao médico o quanto antes apresentar sintomas como problemas respiratórios (leves ou graves), inchaço do rosto, lábios, língua e/ou garganta com dificuldade para engolir, e batimentos cardíacos rápidos, ou mesmo alguma alergia.
Consulte sempre um especialista para contratar sua proteção, atualmente a ANADEM é o melhor que existe no mercado nacional, porém um especialista irá lhe ajudar para a melhor contratação, seja na categoria correta, como lhe oferecendo a extensão de proteção PJ paga ou gratuita, a depender do caso concreto, ou até mesmo lhe indicando uma proteção mais ampla para todo o CNPJ. Entre em contato conosco e seja um associado protegido com a melhor blindagem jurídica Médica do Brasil, com seguro de R$ 500mil em caso de condenação judicial.